Para comemorar a emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon, uma grande festa está sendo organizada para a próxima semana. Inicia no dia 22 (quinta-feira) e prossegue até o dia 25 (domingo) a tradicional Expo Rondon, que este ano será ainda mais especial porque o município completa 50 anos.
Como parte integrante das festividades, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) organiza a Expomar - Feira do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Maquinário Agrícola. Este ano, a exposição completa 30 anos de realização, a qual sempre movimenta a região e traz novidades para os visitantes.
Nestas três décadas, muitos expositores se tornaram fiéis à Expomar e todos os anos são presenças garantidas à festa. Se hoje a exposição é sinônimo de sucesso, são eles os responsáveis, pois acreditam no evento. Um destes exemplos é o Colégio Luterano Rui Barbosa, que desde 1996 participa da exposição, quando esta ainda era realizada no Centro de Eventos II, com tamanho bastante reduzido e feito de forma muito mais tímida do que é possível ver hoje.
É durante a Expo Rondon que o colégio e a Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb) mostram os seus potenciais e as novidades tecnológicas oferecidas pela instituição. Segundo o diretor Neander Kloss, a Expomar sempre se constituiu numa excelente oportunidade de divulgação do trabalho desenvolvido.
Ele menciona que o volume de pessoas que passa pelo estande é muito grande e, como conseqüência, o público alvo tem a presença garantida. “Sempre procuramos investir num estande criativo e em material de boa qualidade, o que se refletiu em muito sucesso em alguns serviços e diferenciais que lançamos na exposição. No ano passado apresentamos a lousa interativa e a max-câmera, inéditas na região”, lembra.
Neander diz ainda que dentre as atividades oferecidas durante a Expomar estiveram os testes vocacionais, testes valendo bolsas para o cursinho pré-vestibular, soletrando, aulas e atividades para alunos de Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e até breves comunicações de nível universitário. “Uma marca que sempre acompanhou nosso estande foi o grande número de pessoas envolvidas, tanto no atendimento quando na aplicação destas atividades”, afirma o diretor.
Desenvolvimento
Outra empresa que há vários anos expõe seus produtos na Expomar é a Kaefer Motos, de propriedade da família Kaefer, pioneira do município e que sempre procurou alavancar o desenvolvimento da região através do comércio e da agricultura. “A Expomar representa para a Kaefer Motos uma ferramenta para manter o contato com nossos clientes e funciona como uma vitrine para exposição de novos produtos e tendências, fazendo com que não somente a nossa empresa, mas qualquer outro expositor presente no contexto tenha projeção e alcance resultados positivos. Além disso, estar presente na Expomar há tantos anos é fazer parte do desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon e da cultura da cidade”, declara a família.
Oportunidade de negócios
Na avaliação do gerente de vendas da Interlagos Veículos, Oscar Berghofer, a Expomar significa oportunidade de demonstração de produtos e serviços disponíveis no mercado e possibilita que as pessoas conheçam as novidades e os lançamentos do mercado automobilístico. “Todos os anos efetuamos vendas e fechamos um grupo de consórcio, dentro da exposição, com 120 pessoas. Este ano teremos o sorteio de um consórcio, onde será sorteado um carro extra. Participamos da Expomar porque quem é visto é lembrado”, aponta.
Orgulho
Para o presidente da Sicredi Costa Oeste, Adolfo Freitag, a exposição organizada pela Acimacar é o evento mais importante realizado em Marechal Cândido Rondon. “Nós temos que estar presentes na Expomar e fazer parte desta grandiosa exposição. Este ano a Sicredi comemora os seus 25 anos e estaremos expondo a história da instituição e promoveremos o sorteio de brindes. Queremos levar a Sicredi para mais perto da população. Nos orgulhamos muito em fazer parte da história do município”, declara.
Reflexos pós-evento
O empresário Paulo Rempel, da Romagril, considera que a Expomar possibilita, para sua empresa, uma oportunidade de demonstrar os produtos que revende e mostrar a marca de seu comércio. “Anualmente levamos as novidades para a exposição, onde fechamos muitos negócios. O reflexo é sentido até pós-evento, pois é freqüente acontecerem vendas algum tempo após a festa, depois de seis meses ou até um ano, em que clientes que contatamos na Expomar nos procuram e acabam por fechar negócio”, comemora.
Novos clientes
Além de mostrar a novidade, a exposição também serve como uma vitrine para conquistar novos clientes. A constatação é do empresário proprietário do Móveis Bolzan, Luiz Henrique Bolzan. “A Expomar nos proporciona estar em evidência, seja com clientes antigos ou para conquistar novos. O retorno não é imediato, vem a médio e longo prazo. Não tem como ficar de fora de um evento como este. A curto prazo parece um alto investimento, mas o retorno é garantido”, avalia Bolzan.
Comemoração
“A Expomar é um momento de grande comemoração na cidade e a Reveral não podia ficar de fora. Muitos amigos se encontram na feira e este é um momento de poder falar de negócios entre a família, conhecer melhor as opções de veículos e poder discutir valores, abrindo para uma negociação mais ampla e confortável”, declara o proprietário da Reveral Veículos, Nelto Schneider, que acrescenta: “A Expomar sempre foi sinônimo de bons negócios. Para nós, a feira é tradição e não sabemos o que é Expomar sem a Reveral”, emenda.
Melhor ferramenta
Por fim, o rondonense Josué Maioli, da Tropical Cabines, enaltece a importância do evento para a empresa e salienta que o mesmo oportuniza estreitar o relacionamento com clientes e novas vendas. “É a melhor ferramenta que temos para mostrar aos visitantes de Marechal Cândido Rondon e região a importância e representatividade que nossa empresa tem em todo o Brasil. A Tropical Cabines faz parte da história do automobilismo brasileiro”, aponta.
Foto: Registro dos preparativos para a 5ª edição da Expomar: este ano a exposição completa 30 anos