O auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) será palco, amanhã (10), a partir das 19 horas, do encontro para apresentação da pesquisa de diagnóstico do centro comercial da cidade. O evento é especialmente voltado aos empresários e à governança que integram o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, desenvolvido pelo Sebrae, Sistema Fecomércio Sesc Senac, Associação Comercial, Prefeitura e Sindicomar.
O encontro contará com o pronunciamento do diretor de Operações do Sebrae, Julio Agostini, e do presidente da Fecomércio, Darci Piana. Na seqüência, o diretor da Cortex, Tiago Canelas, apresentará o diagnóstico da pesquisa. A empresa é especializada em soluções de inteligência competitiva, ou seja, no processo de coleta e análise de informações.
Segundo o consultor do Sebrae, Osvaldo Brotto, após o encontro será agendado a data para iniciar o planejamento estratégico do programa. “Com base neste diagnóstico será elaborado o planejamento para os próximos três anos”, informa.
Quando o planejamento estiver concluído, explica, ações serão colocadas em prática em Marechal Rondon. “Já estão sendo desenvolvidas atividades envolvendo as empresas participantes do programa, as quais ficarão mais intensas. Nos espaços comerciais o projeto visa proporcionar melhorias. O forte mesmo ficará para o ano que vem”, declara. “Nestes três anos de programa as empresas participantes passarão por uma grande transformação, este é o objetivo”, acrescenta o consultor.
Programa
Marechal Cândido Rondon foi um dos cinco municípios do Paraná selecionados para contar com o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais. O projeto propõe desenvolver e aplicar uma metodologia capaz de implementar ações em duas instâncias da competitividade: estruturante (prédios, fachadas, vias públicas, equipamentos, iluminação e ornamentação, políticas públicas, legislações, crédito etc.) e empresarial (visão de negócio, gestão, aspectos visual de lojas, qualificação etc.), por meio de iniciativas que integrem os setores público e privado para planejar e executar soluções sustentáveis para serem aplicadas em um território determinado.
Texto: Maria Cristina Kunzler