Desenvolvido pelo Sebrae, Marechal Cândido Rondon conta há alguns meses com o programa Negócio a Negócio, que tem como objetivo identificar, sensibilizar e prestar orientação continuada a micro e pequenos empresários. Disponibilizar o projeto no município foi possível a partir de parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), que tem dado suporte para que o serviço fosse oferecido para o público-alvo.
Desde hoje (20) o programa conta com uma novidade. Uma equipe de consultores do Sebrae pretende visitar todas as micro e pequenas empresas de Marechal Rondon para expor o trabalho e colocá-lo à disposição. A informação é do consultor Adir Mattioni, segundo o qual a meta é atender no mínimo a 200 empresas no decorrer desta semana.
“Estamos fazendo uma espécie de ‘arrastão’ em toda a cidade para visitar todas as micro e pequenas empresas, de modo que não fique nenhuma que se enquadre no projeto sem ser atendida. Se algum empresário estiver interessado em participar do programa pode entrar em contato com a Acimacar (3254-1299) para agendar horário de atendimento com o consultor”, menciona.
De acordo com Mattioni, caso o empresário queira se certificar de que a visita trata-se mesmo de um consultor do Sebrae ele pode entrar em contato com a Associação Comercial. “Inclusive os consultores possuem uma carta de apresentação da Acimacar. Mas a receptividade está sendo excelente. As pessoas estão aceitando o programa e o projeto está sendo muito bem-vindo para as empresas. Acredito que será possível fazer um ótimo trabalho em Marechal Cândido Rondon e penso que até precisaremos ampliar o prazo porque só esta semana não será suficiente par atender todas as empresas, devido à receptividade com o projeto”, afirma.
Negócio a Negócio
A partir do programa Negócio a Negócio, o Sebrae coloca à disposição seus consultores para que eles façam um diagnóstico simplificado da empresa, elaborem um plano de ação e prestem assessoria de acompanhamento. São feitas no mínimo três visitas.
Mattioni explica que a primeira visita serve para ser realizado o cadastro e atualização de dados da empresa junto ao Sebrae. Na seqüência, se faz o diagnóstico, levando-se em consideração algumas áreas estratégicas, como mercado, clientes, processos produtivos e financeiro.
“Com base no diagnóstico é elaborado o plano de ação. Na segunda visita fazemos a devolutiva para o empresário, pontuando os aspectos que ele pode vir a melhorar. O empresário vai implementar as ações na empresa à medida que achar que é viável e poderá esclarecer dúvidas”, explica.
Já a terceira visita serve como forma do consultor saber como está a implantação do plano de ação, quais os resultados obtidos e quais as dificuldades que persistem. “É um programa que tem ajudado em muito as micro e pequenas empresas, que é o foco do Sebrae”, conclui o consultor.
Legenda foto: Consultor do Sebrae, Adir Mattioni: “É um programa que tem ajudado em muito as micro e pequenas empresas, que é o foco do Sebrae”
Texto e foto: Maria Cristina Kunzler