Empresária rondonense representa município em Feira Internacional de Panificação
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Conhecer de perto as novidades do setor de panificação e confeitaria e fazer bons negócios foram os motivos que levaram a empresária de Marechal Cândido Rondon, Mafalda Fischer, a conhecer a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), que aconteceu no final de julho passado, em São Paulo. A empresária participou de uma caravana que levou mais de 30 empresários integrantes da Rede Delícia de Pães do Oeste do Paraná à capital paulista, incentivados pelo Sebrae/PR.
De acordo com o consultor da entidade em Cascavel, Edson Braga da Silva, estar atentos às novidades do mercado é fundamental para melhorar e desenvolver os negócios. “Os empresários precisam acompanhar o mercado, conhecer novos fornecedores, novas matérias-primas e máquinas e equipamentos que dinamizem o tempo de produção, garantindo maior rentabilidade. É por isso que o Sebrae/PR incentiva sempre a participação em eventos como esse”, afirma o consultor.
A empresária de Rondon explica que foi a primeira vez que participou da FIPAN, mas que, em 2009, seus filhos foram ao evento e trouxeram boas ideias de negócio. “Eles conheceram máquinas para a produção de salgados, como risoles e coxinhas, que melhoraram nosso desempenho. Antes, o processo era manual e agora temos um equipamento que prepara a massa e outro que modela os produtos. Ficou mais bonito, padronizou e diminuiu a perda de matéria-prima na fabricação”, conta a empresária que, nesta edição, adquiriu, por meio de fornecedores da FIPAN, novos expositores para o balcão.
Seja com grandes ou pequenas novidades os empresários comemoram os resultados dos negócios na caixa registradora da empresa. “Precisamos investir em processos que melhorem a qualidade e o visual dos nossos produtos e o layout da loja. Tudo isso pensando em agradar o consumidor, que está cada vez mais exigente. E o resultado dos investimentos não demora a chegar, pois a percepção dos clientes, com as melhorias, é imediata. Eles compram mais e ainda indicam para a família e os amigos”, analisa o proprietário de panificadora em Foz do Iguaçu, João Jandir Hartmann.
Edson Braga da Silva, do Sebrae/PR, conta que o setor de panificação passa por transformações. “É o segundo mercado que mais cresce no Brasil no segmento de foodservice (alimentação fora do lar). Deixam de ser simples padarias, com produção artesanal, para se transformar em centros de gastronomia, conveniência e serviços. Agora, as panificadoras e confeitarias investem não só na qualidade dos produtos, mas em ambientes modernos e aconchegantes, onde o consumidor não procura só para comprar o pão fresquinho, mas para fazer a alimentação no estabelecimento.”
Participaram da caravana 25 empresas do setor de panificação e confeitaria das cidades de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel, Medianeira, Corbélia e Foz do Iguaçu. As novas características do setor foram identificadas na pesquisa do Sebrae Nacional e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), intitulada “Estudo de Tendências: Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017”.

Fonte: PROPAN - Programa de Apoio à Panificação
Foto: Maria Cristina Kunzler

 


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento