Em 7 meses, Observatório Social já soma resultados positivos
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) foi palco, na noite de ontem (21), da reunião de primeira prestação de contas do Observatório Social (OSMCR), referente ao primeiro e segundo quadrimestres deste ano. Na ocasião, foi feita explanação sobre a entidade, bem como apresentação da estrutura e metodologia utilizada no monitoramento das licitações.
O presidente do Observatório Social, Marcelo Becker, avalia de forma positiva a reunião, tanto pela participação de público como pelos questionamentos que foram feitos, os quais possibilitaram que dúvidas fossem esclarecidas. “Conseguimos transmitir ao público o que é o Observatório Social, como a entidade trabalha e o que já fizemos até agora. Vejo como favorável o crescimento do Observatório no município. A tendência de desenvolvimento está se desenrolando tranquilamente, não está havendo bloqueio por parte de órgãos públicos”, declara.
Uma das principais funções da entidade é o acompanhamento das licitações. Este trabalho teve início no final de agosto e já houve um retorno interessante na economia, aponta Marcelo. “O acompanhamento completo, que vai desde a análise do edital até a entrega do produto, só foi feito uma vez, que foi em uma licitação promovida pela Câmara de Vereadores para a aquisição de material de escritório. Foi possível economizar e ao mesmo tempo adquirir produto de melhor qualidade. O acompanhamento do Observatório Social trouxe mais concorrência para a licitação e produtos melhores”, afirma.
Devido ao fato de que a entidade ainda é nova no município e não dispõe de muita estrutura, nos demais processos licitatórios está sendo feito basicamente o acompanhamento legal do edital. “O grande filtro dos problemas da licitação está na parte legal”, comenta.

Curso
A maioria das empresas não se interessa por licitações por não saber como funciona e como pode participar. Por isso, a Acimacar vai promover entre os dias 09 e 12 de novembro o curso “Compras governamentais”, realizado pelo Sebrae de Cascavel e tendo como facilitadora Janete Felippe. A capacitação será gratuita para os associados.
O curso será direcionado para fornecedores, empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores, representantes comerciais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e pessoas que possuem interesse em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual, distrital ou municipal.

Observatório Social
O Observatório Social é uma entidade sem fins lucrativos que iniciou efetivamente suas atividades no mês de março, após assembléia de constituição da diretoria. É apoiado por 22 entidades representativas, tem aproximadamente 50 voluntários e conta com apoio financeiro de 20 mantenedores.

Para ser voluntário
Para ser voluntário do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon serão avaliados perfis que contemplem características de pessoas idôneas, confiáveis, com princípios éticos, com equilíbrio emocional, discretas, sem vínculo político-partidário.
Para isso, o interessado deve entrar em contato com a entidade e apresentar cópia do CPF, RG e Título de Eleitor. Será elaborado um requerimento, que juntamente com a ficha cadastral será apresentado em reunião da diretoria. Caberá a ela decidir se aceita o membro voluntário ou não. Sendo aprovado, a pessoa precisará assinar um termo de sigilo e confidencialidade. As reuniões acontecem semanalmente.

Texto e foto: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento