Lideranças reafirmam necessidade de mais investimentos em segurança pública
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

A sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) foi palco, hoje (29), de mais uma reunião do Departamento Consultivo de Segurança. Além de empresários, da presidente Ana Carolina Seyboth Kurtz e diretores, o encontro contou com a participação do deputado estadual Ademir Bier, juiz da Vara Criminal da comarca rondonense, Clairton Mário Spinassi, delegado Ary Nunes Pereira, presidente do Conselho da Comunidade Simão Cirineu, Nelson Belicanta, e sargento Victor Morel, da 2ª Companhia da Polícia Militar.
Durante a reunião, a presidente Ana Carolina fez uma explanação sobre a audiência em Curitiba com secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, ocorrida no dia 05 de outubro; apresentou a Cartilha de Segurança do Comércio, que será distribuída aos associados no início de novembro, como forma dos empresários se prevenirem de arrombamentos e assaltos.
A dirigente ainda confirmou, na oportunidade, que a entidade vai trazer para Marechal Cândido Rondon, no dia 26 de novembro, o capitão Rodrigo Pimentel, o qual vai proferir palestra sobre segurança pública. O capitão foi membro da Polícia Militar do Rio de Janeiro de 1990 a 2001 e atuou no Bope entre 1995 e 2000. Ele foi co-produtor do documentário Ônibus 174 e durante as filmagens nasceu a idéia de fazer o filme Tropa de Elite.
Muitos acham que o protagonista capitão Nascimento é inspirado em Rodrigo Pimentel. No entanto, este afirma que trata-se de um personagem criado baseado em acontecimentos ocorridos com ele e com outros integrantes do Bope. Capitão Pimentel está desenvolvendo o roteiro do Tropa de Elite, série que deve estrear em novembro na Rede Globo. Ex-comandante do Bope, atualmente ele é consultor de segurança.

CDR x cadeia
Um dos assuntos que foi mais debatido durante o encontro do Departamento Consultivo de Segurança foi sobre o pedido para instalação em Marechal Rondon de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR). A solicitação foi feita pela comitiva rondonense que se encontrou com o secretário estadual de Segurança Pública.
A obra ainda divide opiniões. Enquanto alguns acham que a mesma seria bem-vinda, o juiz Clairton Mário Spinassi demonstrou não ser muito favorável. Ele acredita que seja mais necessário conseguir neste momento recursos para a construção de uma nova cadeia pública, com capacidade para abrigar em torno 120 presos provisórios. Este é um número que se mantém na média de presos na Delegacia de Polícia Civil, a qual tem capacidade para apenas cerca de 20 pessoas. Atualmente, com uma estrutura precária as fugas e tentativas de fugas se tornaram constantes no cadeião.

Estatística
O deputado estadual Ademir Bier diz que tem se reunido com freqüência com o secretário de Segurança Pública, algumas vezes até na companhia de prefeitos, para solicitar mais investimentos para a região Oeste. Porém, o parlamentar menciona que são levadas em consideração as estatísticas. Neste caso, Marechal Rondon não está entre as cidades mais violentas do Paraná.
Segundo o deputado, o orçamento estadual precisará ser votado até o dia 15 de dezembro e, neste momento, os parlamentares estão analisando o documento encaminhado pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa (AL). Ademir Bier se comprometeu a analisar a possibilidade de incluir no orçamento de 2011 emenda para a construção de uma nova cadeia pública para Marechal Rondon, bem como colocar na AL um pedido de urgência para criação da Companhia Independente da Polícia Militar no município rondonense.

Texto e foto: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento