Workshop em Marechal Rondon discute “revolução” no varejo
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio/PR realizam, no próximo dia 11 de novembro, a primeira edição do Workshop Varejo em Revolução, no oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon foi a cidade escolhida para sediar o evento, que já aconteceu em Curitiba, Londrina e Pato Branco e que está com data marcada, para o dia 25 de novembro, em Maringá. A programação em Marechal Rondon, focada na transformação do comércio varejista e na relação com os novos consumidores, começa às 19 horas, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária do município, a ACIMACAR, que está localizada na Rua Sergipe, nº 625, na área central da cidade.
Para conduzir o tema, o escritor e professor Edmour Saiani, especialista nas relações entre consumidor e mercado de varejo, apresentará a palestra “Um Show de Loja”. A ideia é abordar as tendências do setor, as relações de consumo, as atitudes do empresário na conquista pelo cliente, entre muitos outros assuntos que motivam a transformação atual no varejo. “A economia mudou, se modernizou, e o consumidor também. Sustentabilidade, responsabilidade empresarial, redes sociais, múltiplos formatos de venda e o relacionamento entre marcas e clientes são palavras de ordem. Uma transformação que já começou e que não tem volta”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.
De acordo com o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz, o Workshop Varejo em Revolução, que será levado a todas as regiões atendidas pela entidade, vem alinhado aos trabalhos do Programa VarejoMAIS, que já atendeu cerca de 17 mil empresas em mais de 160 cidades paranaenses. “É importante que o empresário do varejo esteja atendo às mudanças do setor. E isso acontece de forma muito dinâmica. Hoje, muda não somente o mercado, mas, principalmente as atitudes do consumidor. E essa “revolução” pode ser encarada como sinônimo para novos negócios, oportunidades efetivas para conquistar e fidelizar clientes e potencializar resultados”, acredita Hotz.
O evento, em Marechal Cândido Rondon, também conta com o apoio da ACIMACAR, da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores da cidade e do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar). Segundo o consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Osvaldo Cesar Brotto, o objetivo de levar a primeira edição do Workshop à cidade foi decorrente tanto da parceria firmada com as instituições locais, quanto da proposta já em andamento, de transformação do comércio de rua local em um “shopping a céu aberto”. Entretanto, orienta o consultor do Sebrae/PR, o evento é aberto à participação de todos os empresários de setor que atuam na região oeste do Estado.
“Rondon foi uma das cinco cidades escolhidas para receber o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, projeto-piloto do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, que propõe  revitalizar o comércio de uma área da cidade. Assim temos, no município, cerca de 70 empresas envolvidas com o Programa e o Workshop Varejo em Revolução será uma espécie de fase preparatória para esses lojistas. Já para os demais participantes rondonenses, ou vindos de outras cidades da região, uma ótima oportunidade para analisar e discutir os cenários, desafios e oportunidades para os próximos anos, neste que é um dos setores mais competitivos da atualidade”, assinala Osvaldo Brotto.
Na opinião da presidente da ACIMACAR, Ana Carolina Seyboth Kurtz, essa será mais uma oportunidade para os empresários rondonenses ganharem uma visão diferenciada para seus negócios. “Sempre que se fala em parceria entre a Associação e o Sebrae/PR se fala em coisas boas. Muitos treinamentos e capacitações têm sido oferecidos aos nossos empresários por intermédio das instituições em questão e o Workshop será mais uma possibilidade de reaquecer e despertar o interesse do empresários as mudanças positivas e essenciais para o desenvolvimento de seus negócios.”
A presidente da ACIMACAR prevê, ainda, que o Workshop Varejo em Revolução tenha um público expressivo e participativo, tanto dos empresários que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais quanto àqueles interessados em fazer do comércio local um exemplo vitorioso.

Neoconsumidor
Na pauta de Edmour Saiani, estão temas como indicadores econômicos e a importância do empresário investir na capacitação de seus colaboradores, implantando uma gestão estratégica de atendimento. Os temas permeiam uma equação em que a qualidade do negócio está diretamente ligada à capacidade que o empresário tem de estar preparado para interpretar cenários e enfrentar novos desafios.
O coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que a ideia do evento é trazer uma dinâmica que envolve conhecimento e, também, aproximar o empresário da pequena empresa de estratégias para conquistar o “neoconsumidor”.  Esse conceito é fruto de mudanças nos hábitos de consumo e formas de relacionamento varejo-clientes.
Dalquano Junior diz que o novo consumidor tem acesso a uma série de informações e usa ferramentas, baseadas em novas tecnologias, para buscar a melhor forma de consumir. “Antes de comprar, pesquisa sobre o produto ou serviço na internet, compara preços, busca impressões de outras pessoas em sites de relacionamento e conversa com amigos”, diz.
“A relação de compra e consumo está mudando, graças às facilidades e à conveniência. A realização do Workshop Varejo em Revolução é uma forma do Sebrae/PR disponibilizar ao empresário do pequeno varejo informações para que ele saia da área de conforto. A ideia é mostrar a esses empresários que chegou a hora do pequeno ser revolucionário. Nosso intuito é que evento entre para o calendários de eventos do setor”, complementa o coordenador.

Fonte: Sebrae/PR


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento