A participação de micro e pequenas empresas em licitações e compras promovidas pelo poder público será o foco de palestras organizadas pelo Sebrae/PR e entidades locais. Em Marechal Cândido Rondon, a palestra será ministrada amanhã (05) e ocorre em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) e Observatório Social da cidade. O evento acontece no auditório da Acimacar, com início às 19h30.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Elisangela Rosa, as palestras são indicadas para empresários que pretendem conhecer melhor sobre a participação em licitações do poder público, além de representantes do próprio poder público local. “Nosso foco é levar conhecimento aos empresários, agentes de desenvolvimento, empreendedores individuais, prestadores de serviços, representantes de órgãos públicos, prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores e entidades representativas e de apoio às micro e pequenas empresas”, explica a consultora.
Com o tema “Vender para o governo ou empresas públicas é um bom negócio?”, acrescenta Elisangela Rosa, a intenção é mostrar os meios e processos de licitações para que se possa promover a inserção das empresas nas compras públicas, alavancando as vendas e retendo os recursos dos impostos no município. “A Lei Complementar 123/2006, mais conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, dá um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que participam de licitações públicas. Nosso intuito é disseminar aspectos da nova legislação a fim de minimizar os riscos do processo”, assinala a profissional.
Palestrante
A palestra será ministrada pelo especialista Cirineu do Nascimento Rodrigues, que é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Rodrigues também foi juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo e diretor da Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “Entre os assuntos abordados pelo palestrante estarão os aspectos da Lei Geral, as inovações nos processos de licitações públicas, a análise e diminuição de riscos e a autoconfiança do empresário em participar dos processos licitatórios”, destaca Elisangela Rosa.
Empresário competitivo
A presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, enfatiza que esclarecer sobre o procedimento de venda para o poder público é de extrema importância tanto ao município quanto ao empresariado local. “Um dos papéis em comum da Associação Comercial e Observatório Social é instruir o empresário para que seja competitivo. Não nos basta promover ações de incentivo ao pagamento dos tributos se os empresários não souberem como usufruir dos benefícios das transações com os órgãos públicos. Nas palestras, eles poderão identificar novas possibilidades de negócios que favorecerão a empresa e, ainda, farão a economia girar dentro do município”, assinala.
Gratuito aos associados
Com o apoio das entidades locais, os associados da Acimacar não terão nenhum custo para participar da palestra de orientação sobre licitações. Entretanto, as vagas são limitadas e é necessário confirmação de presença na Associação Comercial, pelo telefone (45) 3254-1299.
Texto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/PR