A demanda das empresas por crédito caiu pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. O recuo foi de 4,4% em outubro, em comparação com o mês anterior. Em relação a outubro de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 2,5% e, no acumulado de 2010, aumentou 6,9% sobre o período de janeiro a outubro de 2009.
As micro e as pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito, na avaliação da Serasa Experian. A queda nas empresas desses portes foi de 4,6% em relação a outubro. Nas médias empresas, a queda foi de 0,4%. Nas grandes empresas, a variação foi positiva, de 0,6%.
No acumulado de janeiro a outubro de 2010, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, com aumento de 9,5% em relação aos dez primeiros meses de 2009. As micro e as pequenas empresas totalizaram elevação de 7,8% no período, enquanto as médias registraram recuo de 8,8%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da demanda das empresas por crédito em outubro é explicado pela sazonalidade do período, já que a atividade produtiva é mais fraca no último trimestre do ano. A expectativa é que, nas comparações anuais, a demanda das empresas por crédito continuará registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010.
Todas as regiões do país registraram recuo nas demandas das empresas por crédito em outubro. O maior decréscimo ocorreu no Nordeste, com 7,4%. Já na análise por setor, a maior queda foi registrada no setor de serviços (-5,3%). As empresas do setor comercial e as industriais tiveram recuos idênticos, de 3,9%.
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra de 1,2 milhão de CNPJs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
Do Site Pequenas Empresas Grandes Negócios